domingo, 27 de maio de 2012

Guggenheim


Museu Solomon R. Guggenheim Nova Iorque


 
Situado de frente para o Lago Jaqueline Kennedy Onassis,no Central Park e para a Quinta Avenida, numa zona tradicional na ilha de Manhattan,este edificio foi construido em 1956, sendo o responsável pelo projecto de arquitectura Frank Lloyd Wright o qual não chegou a ver a sua inauguração devido ao seu falecimento seis meses antes.



Este museu pertence á fundação Solomon R. Guggenheim, uma fundação para promover o conhecimento do público para a arte moderna, Além do museu de Nova Iorque também existe ainda os de Las Vegas (Guggenheim Hermitage Museum), Espanha (Museu Guggenheim Bilbao), o de Berlim (Deutsche Guggenheim), Veneza (Coleção Peggy Guggenheim) e ainda Guggenheim Abu Dhabi, na capital dos emirados árabes unidos.

Caso não tenha oportunidade de ir fisicamente a um dos museus, poderá fazer uma visita online em http://www.guggenheim.org/





sexta-feira, 25 de maio de 2012

Esquissos de Adriana Molder


Adriana Molder nasceu em Lisboa em 1975. 
Neste momento a viver em Berlim, teve formação no Curso de Realização Plástica do Espetáculo, Escola Superior do Teatro e no Curso de Desenho Avançado Plástico e Projeto Individual, Escola de Arte e Comunicação (AR.CO). 

Sua obra engloba desenho, pintura, fotografia e vídeo.


Já teve várias exposições importantes pela Europa 
Em 2003, foi indicada como a revelação do ano com o Prêmio CELPA/Vieira da Silva. Em 2007, recebeu o Prêmio Hebert Zapp como a melhor artista jovem.

O que distingue Ana Molder é o facto de trabalhar com grafite, tinta da china e acrílica em papel esquisso, o qual não está preparado para receber tinta e água fazendo com que o próprio papel crie acidentes incorporados no trabalho.

A artista retrata figuras públicas, assassinos e personagens de livros e filmes.
“Obcecada”  pela procura de imagens. Imagens que possam inspirar o seu trabalho de desenho e pintura. Em geral, imagens de rostos, muitas vezes de antigas e novas "estrelas" de cinema.
Esta procura, ao modo de um detetive, que se compromete intensamente, e intuitivamente, na sua investigação, produziu várias imagens que a ajudam a criar novos retratos. Algumas são quase reconhecíveis, outras quase irreconhecíveis.

Aqui fica algumas imagens dos trabalhos desta artista para apreciar.

Um Fantasma e Duas Sombras II (2010)
                                                            Grafite sobre impressão UV em papel esquisso 91x68 cm.

Distanz (2011) Galeria Arauna





segunda-feira, 14 de maio de 2012

Red com café




Possivelmente poucas pessoas se lembrariam de usar a técnica do café desta forma ?

Hong Yi ou Red, como gosta de ser chamada

É da Malásia, mas vive em Shanghai. Formada em arquitetura adora pintar de maneira diferente não usando pinceis.

A Red utilizou neste trabalho uma simples chávena de café e o próprio café para fazer este incrível retrato em largas medidas. O café misturado com pouca água e usando o anel da parte de baixo da chávena ou do pires. A mistura e a sobreposição dos mesmos resultaram no trabalho que se pode ver.



Um desafio que parece fácil mas que só experimentando poderão saber.
Aqui fica o desafio para os mais ousados.